Flauta Transversal

Flauta Transversal



Na minha opinião, a flauta transversal é um dos instrumentos mais difíceis de aprender, no entanto um dos mais bonitos de tocar e de ouvir.

É difícil de aprender, porque é um instrumento de sopro e estes exigem mais de nós. Ao aprender este instrumento começamos por treinar a parte  do sopro, treinamos a nossa caixa toráxica para que mais tarde possamos exigir mais dela e tirarmos proveito disso. A seguir, com o avanço na aprendizagem do solfejo podemos começar a ler pequenas pautas e a partir daí evoluir. Com o sopro um pouco mais desenvolvido podemos prosseguir e passar às pautas maiores.

Toda esta atividade não é feita de um dia para o outro, são precisos alguns anos de aprendizagem.

Quando se toca é como se se tivesse num mundo completamente diferente do nosso, onde a magia de tocar é completemente diferente, a música nunca é "a desaparecida" e tem realmente o seu aspeto verdadeiro.

É claro que isto é só uma forma de descrever o grande sentimento que os flautistas sentem e vivem no momento que tocam.

Ao som de uma flauta apetece parar, olhar, muito devagarinho fechar os olhos e sonhar com coisas de outro mundo onde só a flauta nos pode levar. Este instrumento é diferente dos outros, porque no seu tom perfeito a nossa imaginação pode voar para além de tudo o que não esteja ao nosso alcance.